Instalação de Sistemas Fotovoltaicos



A oportunidade de gerar sua própria energia
chegou com a Lumion Energia!


INVESTIMENTO




Você investe em energia solar, uma das fontes de energia mais limpas e renováveis do planeta!

ECONOMIA




Reduza sua conta de energia com economia mensal de mais de 95%!

SUSTENTABILIDADE




Você investe em um produto sustentável, gera energia através de fonte limpa!

Como funciona o sistema de energia solar?

O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica


O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.

O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa


Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua - CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada - AC) que você precise usar.

A Energia Solar é distribuida para sua casa ou empresa


A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.

A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos


A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lampadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos!


O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora.

Perguntas Frequentes

Consigo zerar minha conta de energia elétrica com um sistema solar de energia conectado à rede? Não, as empresas responsáveis pela distribuição de energia cobram um valor mínimo para estar conectado à rede, este valor também é conhecido como custo de disponibilidade, existe também as taxas de iluminação pública, coleta de lixo, etc.
Em alguns estados há ainda a cobrança de ICMS sobre uma parcela do crédito de energia, conforme convenio de ICMS 16/2015. O custo de disponibilidade está previsto na Resolução Normativa N°414/2010 e é cobrado conforme abaixo:
I – 30kWh, se monofásico ou bifásico a 2 (dois) condutores;
II – 50kWh, se bifásico a 3 (três) condutores;
III – 100kWh, se trifásico;

Se eu produzir mais energia do que consumir durante o mês a distribuidora irá me pagar pelo excedente? Não, toda a energia excedente que for produzida irá gerar créditos de energia junto a distribuidora, os quais serão utilizados para abater em faturas seguintes, ressaltando que o crédito gerado deve ser consumido em até 60 meses para não expirar, de acordo com a Resolução Normativa 687/15 da ANEEL.

Caso haja uma falta de energia elétrica na rede da distribuidora minha instalação continuará tendo energia? Devido a questões de segurança e exigências técnicas da distribuidora, o gerador fotovoltaico, obrigatoriamente, deve se desligar durante faltas de energia. Este procedimento é uma medida de segurança para que a os funcionários da distribuidora possam realizar manutenções na rede elétrica, minimizando desta forma o risco de acidentes. Entretanto, existem sistemas utilizando banco de baterias, que ao detectar uma falta de energia na rede o sistema automaticamente se isola mantendo assim a instalação alimentada por um tempo determinado.

Os módulos fotovoltaicos resistirão a queda de granizo? Devido ao fato dos módulos estarem sempre expostos a intempéries, há uma série de testes que devem ser realizados para garantir a segurança e resistência dos módulos, segundo a norma internacional IEC 61215, a qual descreve os requisitos necessários para que um módulo tenha durabilidade, desempenho e segurança. O módulo deve suportar um estresse causados pelo impacto de uma esfera de gelo com 75mm de diâmetro, pesando cerca de 200g a uma velocidade de 145Km/h e não apresentar trincas no vidro frontal.

Quais são os cuidados que devo ter antes de adquirir um sistema fotovoltaico? Dimensionar e instalar um sistema fotovoltaico é um trabalho de engenharia que engloba diversas áreas do conhecimento, cada projeto deve ser avaliado de forma minuciosa pela empresa responsável pelo fornecimento do sistema, segue abaixo alguns cuidados que são necessários: Engenharia Civil
• Avaliar o local onde os módulos serão instalados, afim de identificar se a estrutura existente suporta o peso adicional dos módulos.
• Parecer técnico assinado por profissional legalmente habilitado, evidenciando que foram realizadas as análises necessárias para a avaliação da estrutura.
Engenharia Elétrica
• Simulação em software do sistema fotovoltaico, afim de informar ao cliente as possíveis perdas de produção, devido a sombreamentos, orientação geográfica, cabeamento, entre outros, demonstrado assim a real eficiência do projeto.
• Certificar-se que há um Engenheiro Eletricista responsável pela elaboração do projeto, bem como o acompanhamento da instalação.
• Certificação de NR10 (trabalho com eletricidade), NR35 (trabalho em altura) da equipe instaladora, confira também o registro junto ao CREA do profissional responsável.
• Cuidados mínimos durante a instalação dos equipamentos, visando evitar danos nos módulos e pensando sempre nas futuras manutenções.

Preencha o formulário para que
possamos entrar em contato com você!

A energia elétrica é um dos maiores custos?

Com nossas soluções, sua empresa paga apenas pela energia que consome, não existindo cobranças mensais de consultoria ou quaisquer outras taxas.

Na Lumion Energia você não precisa se preocupar com nada, pois cuidamos de toda a burocracia para você! Preencha o formulário e nossos especialistas entrarão em contato para te passar detalhes e o melhor orçamento!

Nome

E-mail

Telefone

Nossos Números


+ de 650 kWp
kwp gerados

+ de 1700
painéis fotovoltaicos instalados

+ de 40
projetos fotovoltaicos idealizados

+ de R$ 500 mil
economia gerada nos últimos 12 meses

Nossa Presença

Temos representantes nos estados do RS, SC, PR e atendemos clientes de todo o Brasil


Sobre a Lumion


Fundanda em 2018, a Lumion Energia é uma empresa brasileira na área da Energia e Engenharia, que desenvolve soluções para sistemas de Geração de Energia Fotovoltaica e Eficiência Energética desde os serviços de Design, Engenharia e Procurement até à Instalação, Comissionamento e Operação e Manutenção.

Fale Conosco